segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A Origem do Povo Alemão


O povo alemão surgiu num processo que se estendeu por vários séculos, e suas origens perdem-se no tempo. A palavra Deutschland (Alemanha) compõe-se de dois elementos: enquanto land significa terra, deutsch, que só apareceu no século 8º, designava inicialmente a língua falada na parte oriental do império dos francos, que atingiu seu apogeu no reinado de Carlos Magno. Os teutões, um povo sobre o qual pouco se sabe, podem ter sido sua origem. Consta que eles desapareceram depois de derrotados pelo comandante romano Caio Mário em 102 a.C. O nome latino Germania é derivado do alemão Gehrmann ou Wehrmann, que significa "homem de guerra" ou "homem de lança".
As primeiras referências aos germani são do século 1º a.C. Embora provavelmente designasse populações célticas, e não germânicas, a expressão logo passou a ser empregada em obras literárias. O historiador romano Tácito e o imperador Júlio César forneceram os primeiros dados sobre os costumes dos germanos, povos bárbaros organizados em tribos, que viviam em florestas e não sabiam o que eram cidades. A vida e os costumes das diversas populações germânicas foram descritas por Tácito em sua obra Germania. No livro Sobre a Guerra Gálica, César descreve a luta contra Ariovisto, apresentado como "rei dos germanos" e grande ameaça para "toda a Gália".
O rio Reno, que os romanos cruzaram duas vezes na tentativa de subjugar a Germânia, tornara-se, já na época de César, o limite de dois mundos distintos: o latino mediterrâneo e o nórdico germânico. O imperador romano Augusto desistiu da expansão até o rio Elba (no leste da atual Alemanha) depois que o príncipe Armínio, da etnia germânica dos queruscos, derrotou três legiões na Floresta de Teutoburg. Por ter conseguido deter os romanos, Armínio – ou Hermann, como é chamado em alemão – é considerado o primeiro herói "nacional" da Alemanha.
Demorou muito, contudo, para que os povos germânicos constituíssem uma nação. Esse movimento começou com a constituição do grande Estado franco merovíngio e sua conversão ao cristianismo durante o reinado de Clóvis (481 a 511 d.C.), episódio que está ligado também à origem da França. Três séculos depois, pouco depois da morte de Carlos Magno (814 d.C.), o império começou a se desintegrar devido a partilhas sucessórias. Formou-se um império ocidental e um oriental – a fronteira política correspondia mais ou menos à fronteira lingüística entre o alemão e o francês.
Aos poucos, os habitantes do império oriental desenvolveram um sentimento de união. A palavra que a princípio designava a língua passou a qualificar o povo que a falava e, depois, a região por ele habitada: Deutschland. A partir desse momento, pode-se dizer que a Alemanha adquiriu uma história própria, no contexto da Europa centro-ocidental.
Bem cedo estabeleceu-se a fronteira ocidental da Alemanha, que permaneceu relativamente estável. Já a fronteira oriental mudou várias vezes ao longo dos séculos. No ano 900, ela mais ou menos acompanhava os rios Elba e Saale. Nos séculos seguintes, o território habitado pelos alemães foi ampliado em direção ao leste, um movimento que só veio a estacionar em meados do século 14.
http://www.dw-world.de/dw/article/0,,890124,00.html
 
Postado por: Danilo 8° ano

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Alemães no sul do Brasil



Chegada dos primeiros imigrantes alemãesao Rio Grande do Sul1824
Casa alemã na cidade de Pomerode.
Oratório do Bosque Alemão em Curitiba
O Imperador do Brasil passou a se dedicar a ocupação das terras vazias do Sul do Brasil. Para cumprir essa tarefa, o governo brasileiro optou pela vinda de imigrantes. O Brasil acabara de se tornar independente de Portugal, portanto, os portugueses não podiam ser. A imperatriz do Brasil, Dona Leopoldina, era austríaca e, por essa razão, o Brasil optou por trazer imigrantes germânicos para o país. Os alemães tornaram-se os terceiros imigrantes europeus a se estabelecerem no Brasil, após os portugueses e os suíços que fundaram Nova Friburgo. Cidade esta, que também recebeu a primeira leva de imigrantes alemães em 3 de maio de 1824.
Outro grupo de colonos alemães aportou no Brasil em 1824. Foram recrutados pelo major Jorge Antônio Schäffer e encaminhados para o atual município de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Os colonos tiveram que construir suas próprias casas, receberam sementes para a plantação e gado para o sustento. De início, São Leopoldo não se desenvolveu. Porém, com a chegada de novos imigrantes, a colônia cresceu. A partir de São Leopoldo, os alemães desbravaram a região, seguindo o caminho dos rios. Em alguns anos, toda a região do Vale do Rio dos Sinos estava sendo ocupada pelos colonos germânicos. Em 1826, surgiu o primeiro curtume na região do vale. A seguir, foram construídos moinhos de trigo, uma fábrica de sabão, ferrarias, oficinas de lapidação de pedras, além de um número enorme de sapatarias (ainda hoje um dos maiores pólos da indústria calçadista do Brasil).
A colonização continuou a medida que os alemães, em sua maioria partindo de São Leopoldo, buscavam novas terras em lugares mais distantes. Essas colônias já não eram patrocinadas pelo governo, mas colônias privadas. Colônias antigas, como Novo Hamburgo, estabelecida pouco tempo depois de São Leopoldo, serviu de apoio para a criação de colônias mais novas, como Estrela (1853), Lajeado (1853) eTeutônia (1868). Outras colônias, só foram criadas tempos depois, como Ijuí (1890), Sobradinho (1901) e Erechim(1908). Essas últimas colônias já não eram exclusivamente alemãs, pois agregavam imigrantes de outras nacionalidades. A imigração alemã no Rio Grande do Sul foi contínua. Entre 1824 e 1830 entraram no Rio Grande 5.350 alemães. Depois de 1830 até 1844 a imigração foi interrompida. Entre 1844 e 50 foram introduzidos mais dez mil, e entre 1860 e 1889 outros dez mil. Entre 1890 e 1914 chegaram mais 17 mil. Os protestantes formaram a maioria dessa corrente imigratória e igrejasluteranas foram estabelecidas nas colônias para atender aos fiéis. Porém, o número de católicostambém era grande. Com o passar do tempo, a maior parte dos alemães e descendentes passaram a ser católicos.
Em Santa Catarina os primeiros colonos alemães aportaram em 1829, na atual cidade de São Pedro de Alcântara. Essa colônia fracassou. A grande colonização germânica no estado só ocorreu um pouco mais tarde, a partir de 1850. A colônia de Blumenau, no vale do Rio Itajaí-Açu, foi criada porHermann Blumenau em 1850. Acompanhado por outros 17 alemães, Hermann achou um clima da região agradável, cortada pelo rio, propícia para a fundação de uma colônia. Em 1860, ele vende a colônia para o governo imperial e em 1880, Blumenau torna-se município, contando com 15.000 habitantes, em sua maioria alemães. Em 1851, inicia-se a colonização de outra região de Santa Catarina, a partir da fundação da Colônia Dona Francisca, atualmente Joinville. Entre 1850 e 1888, chegaram à região 17.000 colonos alemães, em sua maioria protestantes, agricultores sem recursos, comerciantes e artesões. A partir dessa colônia, os alemães se expandiram e colonizaram todo o norte de Santa Catarina.
No Paraná os alemães também marcaram forte presença em todas as regiões do estado. A primeira colônia foi fundada em 1829 em Rio Negro. Em 1855 alemães originários da Prússia fundam as Colônias de Terra Nova e Santa Leopoldina em Castro. Entre 1877 e 1879, chegou número apreciável de alemães vindos da Rússia (os alemães do rio Volga, ver artigo: Alemães-Bessarábios). A maior parte dos imigrantes chegou no início do século XX, vindos diretamente da Alemanha, e se estabeleceram sobretudo nas regiões leste e sul (em cidades como CuritibaPonta GrossaPalmeira,Rio NegroIvaíIratiCruz Machado, entre outras). Em meados dos anos 1950, pessoas oriundas de colônias alemãs em Santa Catarina e Rio Grande do Sul também migraram para a Região Oeste e Sudoeste do estado. Nesta mesma época Suábios da região do Rio Danúbio criaram Entre Rios, emGuarapuava, e imigrantes oriundos de Danzig ocuparam a região de Cambé e Rolândia, no Norte do estado. Em Curitiba, os imigrantes alemães começaram a chegar, em maior número, a partir de 1833, e influenciaram fortemente a cultura e a economia local. Muitos casarões, alguns ainda existentes nos bairros São Francisco, Hauer, Pilarzinho, Lamenha Pequena e Vista Alegre, foram construídos por alemães. Para preservar a cultura germânica, os imigrantes organizaram-se em sociedades teuto-brasileiras, como o Clube Concórdia, Clube Rio Branco, Duque de Caxias, Clube Thalia, Graciosa Country Club e o Coritiba FC. Hoje, a maior colônia de alemães Paranaenses está no município deMarechal Cândido Rondon, que guarda na fachada das casas, na culinária e no rosto de seus habitantes a marca da colonização.
Imigração alemã para o Brasil (1824-1969)
Período1824-471848-721872-791880-891890-991900-091910-191920-291930-391940-491950-591960-69
Quantidade8.17619.55314.32518.90117.08413.84825.90275.80127.4976.80716.6435.659
pt.wikipedia.org/wiki/Imigração_alemã_no_Brasil 

Postado por: Sarah Elizabeth - 8 ano

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

ALBERT DÜRER

Dürer viveu entre 1471 e 1528 e foi a figura central da renascença alemã. Estudou com seu pai, um ourives húngaro que emigrou para Alemanha, e em 1486 começou a pintar. Tornou-se aprendiz do pintor Michael Wolgumut com que iniciou os seus trabalhos de gravura em madeira e cobre. Dürer inspirou-se nos trabalhos dos pintores dos dois maiores centros artísticos europeus (Itália e Holanda) mas sendo muito mais inovador. A partir de 1940 Dürerviajou bastante para estudar, passaram nomeadamente por Itàlia e Antuérpia.
As suas jornadas permitiram-lle fundir tradiçõesgóticas do Norte com a utilização da perspectivados italianos. Começa aqui o seu interesse pela matemática afirmando que"a nova arte deverá basear-se na ciência, em particular na matemática, como a mais exata, lógica e impresionante construtiva da ciência".
A partir de certa alturas, a arte de Dürer, mostra a influência de teorias matemàtica, tais como a da proporção.

Postado por: Katariny Steffani .
http://joanavargas.blogspot.com/2007/06/renascimento-em-outros-pases-da-europa.html
◆ Características do XIX - a matemática do século
Se chamarmos que 1600 foi o momento do estabelecimento da matemática e que 1700 foi o tempo de desenvolvimento dos anos 1600.
Podemos dizer que 1800 foi o tempo de continuação de fundar novamente.
Em 1800, os alemães avançaram em seus estudos sobre a matemática, mas por outro lado, os franceses evoluíram em  Os pontos de matemática em 1800 são a teoria dos números de Gauss, a pesquisa de Cauchy francês sobre a análise, o trabalho de Bolyai húngaros não-euclidiana, a contribuição da teoria da equação ea teoria do grupo de Galois francês a análise de Riemann e Weierstrass e as origens da geometria de Riemann.
O século 19 foi o maior, devido à liberação da geometria, a abstração da álgebra e da mudança na aritmética de análise. 
Neste século, a matemática foi dada a perseguição a abstração, rigor e universalidade.
◎ Gauss: Ele é, juntamente com Arquimedes e Isaac Newton, como um dos três maiores matemáticos de todos os tempos, o desvio da matemática do século 18 ao século 19 dependia largamente Gauss.
" Famosa é a afirmação de Gauss que "a matemática é a rainha das ciências, ea teoria dos números é a rainha da matemática".

  Ele entende que o número complexo é um objeto real de matemática e pensa que é uma realidade matemática.

  E assim por diante, Gauss deu a primeira prova totalmente satisfatória do teorema de <fundamental algebra> (que uma equação polinomial com coeficientes complexos e de grau n> 0 tem pelo menos uma raiz complexa).
○ Cauchy: Com Lagrange e Gauss, o centuryrigorization XIX de análise tem em curso. This work was considerably furthered and strengthened by the great French mathematician Augustin-Louis Cauchy, the most outstanding an aalyst of the first half of the nineteenth century. Este trabalho foi bastante favorecido e reforçado pelo grande matemático francês Augustin-Louis Cauchy, o mais destacado aalyst uma da primeira metade do século XIX.
Pai da teoria das funções, Cauchy função definida como a relação entre as variáveis.

Seu nome está preenchido no cálculo, 'teste de raiz de Cauchy "e" teste de ração Cauchy, em teoria função complox, "a desigualdade de Cauchy ' e 'integral da fomula Cauchy.

Cauchy definiu os derivados, em relação a x, de y = f (x) como o limite, quando △ x → 0, do quociente de diferença.



◎ Abel e Galois: Estes dois homens, como um meteoro riscando o céu em matemática, piscou para um brilho cedo e depois de repente e pateticamente extinto pela morte prematura, deixando o material notável para futuros matemáticos para trabalhar em cima.
Ele contribuiu para a matemática de hoje, através do estudo da teoria de grupos.

◎ Jacobi: Ele usou termos como determinante, e contribuiu para a teoria dos determinantes.
postulado das paralelas , o postulado euclidiano 5, ("um determinado ponto não através de uma determinada linha pode ser desenhada" apenas uma "linha paralela à linha de dados.").  Esta situação é equivalente, respectivamente, para o fato de que a soma dos três ângulos internos de um triângulo é 180 graus.
This parallel postu late is so complex that it seems like theorem. Esta postu paralelo final é tão complexo que parece teorema.

Muitos matemáticos, portanto, feita no esforço de provar o postulado, mas os resultados não foram satisfatórios.

Então mathematlcians utilizado de outra forma, a prova indireta, para negar o postulado e descobrir contradições.

  Mas eles só não conseguiu provar o postulado ainda mais eles tem novos teoremas através da forma

Finalmente, eles encontraram estes teoremas novo chamado geomerry não-euclidiana.

◎ Saccheri, Girolamo (1667 ~ 1733): Estas três possibilidades são referidos por Saccheri como a "hipótese do ângulo agudo", a "hipótese do ângulo reto", e "a hipótese do ângulo obtuso. Ele tentou provar essas três possibilidades eram contradições, mas admitiu a sua incapacidade de encontrar um, Saccheri seria hoje, sem dúvida, ser creditado com a descoberta da geometria não-euclidiana.
Lobachevsky: Lobachevsky e Bolyai afirma que o postulado das paralelas não é axioma tneorem.
Ele disse: "Através de um determinado ponto não em uma determinada linha pode ser tirada" mais do que uma 'linha paralela à linha de dados ".

Ele descobriu uma nova geometria.
◎ Riemann: Ele afirmou que "um determinado ponto não através de uma determinada linha pode ser tirada do" não "linha paralela à reta dada. Ele descobriu a geometria consistente.
Alargou a geometria da variedade do espaço.
◎ Klein Ele classificou a geometria euclidiana ea geometria não-euclidiana, em 1871.

geometria não-euclidiana, a possibilidade da existência de outra geometria, exceto geometria euclidiana.

É, portanto, está claro que os matemáticos não têm de se agarrar ao espaço físico prática.

◆ A captação de Álgebra
◎ Hamilton: A Geometria Euclidiana foi considerada uma única geometria, álgebra aritmética assim foi considerado como uma álgebra somente até o início do século 17.
Mas o sistema algébrico novo em que a lei comutativa para a multiplicação está quebrado é observado.

Hamilton (ordenado número real guadruples) _o comutativo e de direito assocrative para adição e assocrative e distributiva para a multiplicação está quebrado.
◎ Cayley: Mais uma álgebra não-comutativa da álgebra matricial elaborado pelo Inglês matemático Arthur Cayley (1821-1895) em 1857.
◎ Boole: Boole sustentou que a característica essencial da matemática reside na sua forma e não no seu conteúdo, a matemática não é (como alguns dicionários ainda afirmam hoje) simplesmente "a ciência da medição e do número", mas, mais amplamente, qualquer estudo que consiste de símbolos, juntamente com regras precisas da operação sobre os símbolos, as regras está sujeita apenas ao requisito de coerência interna.
Ele estabeleceu a lógica formal e de uma nova álgebra algebra_the de ESTs hoje conhecida como
Em tempos mais recentes, a álgebra booleana tem encontrado uma série de aplicações ções, como a teoria de circuitos elétricos de comutação.
◆ O Aritmetização da Análise
A procura de uma compreensão mais profunda dos fundamentos da análise foi surpreendentemente tirou em 1874, com a divulgação de um exemplo, devido ao matemático alemão Karl Weierstrass, de uma função contínua sem derivada, ou, o que é a mesma coisa, uma contínua não possuindo nenhuma curva tangente em qualquer de seus pontos.
Tornou-se claro que a teoria de limites, continuidade e diferenciabilidade dependem mais recônditos propriedades do sistema de números reais do que se supunha.
Assim, Weierstrass defendia um programa em que o sistema de número real em si deve ser primeiro rigorzed, então todos os conceitos básicos de análise devem ser derivados deste sistema numérico. Este notável programa, conhecido como o aritmetização de análise, revelou-se difícil e complicado, mas acabou por ser realizado por Weierstrass e seus seguidores, por isso hoje que todas as análises pode ser logicamente derivado de um postulado conjunto caracterizam o sistema de número real.



◆ Matemáticos varia entre os 19 ao século 20
Esta seção será dedicada a uma breve consideração de Georg Cantor e Henri Poincaré, dois matemáticos, com a expectativa de vida montado ao longo dos séculos XIX e XX, e que exerceu uma influência considerável sobre grande parte da matemática dos tempos presentes. Também é natural para inserir algumas palavras sobre Leopold Kronecker, o crítico severo e implacável da Cantor da matemática de Cantor do infinito.
◎ Cantor: Começou em 1874 a sua obra revolucionária na teoria dos conjuntos e da teoria do infinito.
Com este último trabalho, Cantor criou todo um novo campo de pesquisa mathemaitcal.
Ele classificou conjunto infinito de acordo com o poder.

Ele pensou se um - para - uma correspondência é possível entre dois conjuntos, os dois conjuntos têm a mesma numeração do elemento contável conjunto: N ~ Z ~ Q, não conutable conjunto: (0,1) ~ R

Hoje, a teoria dos conjuntos de Cantor penetrou em quase todos os ramos da matemática, e ele provou ser de particular importância na topologia e nos fundamentos da teoria da função real.
Kronecker : Como finitist, ele condenou o trabalho de Cantor, considerando-a como a teologia, e não como a matemática.  Acreditando que todos ics cur deve basear-se por métodos finitos para o número inteiro, ele foi um pitagórico nove Décima século. Deus fez os números inteiros, tudo o resto é obra do homem"
◎ Poincaré: Poincaré tem sido descrito como o último dos universalistas no campo da matemática. 
É certamente verdade que ele ordenou e enriquecido e astodnishing gama de assuntos.
Ele também foi um dos mais hábeis divulgador da matemática e scirence.



◆ Os três maiores matemáticos de Mulher
◎ Hypatia: Theon's (Theon viveu no período colsing turbulentos do século IV dC), filha. Hypatia, was distinguished in mathematics, medicine, and philosophy, and wrote commentaries on  Hypatia, foi distinguido em matemática, medicina e filosofia, e escreveu comentários sobre Diofanto Arithmetica e Apolônio, Secções cônicas.  Ela é o matemático primeira mulher a ser homens citadas na história da matemática.  Sua vida e bárbaro assassinato por uma turba de cristãos fanáticos março, 415, são reconstruídos no romance de Charles Kingsley.
◎ Kovalevsky: Ela já havia estudado sob Karl Weierstrass, contribuiu para o campo das equações diferenciais parciais.
Embora Noether foi professor pobres e não tinham habilidade pedagógica, ela conseguiu inspirar um surpreendente número de estudantes que também deixou marcas no campo da álgebra abstrata.

http://library.thinkquest.org/22584/temh1700.htm

Postado por: Laíssa Gloriete 8ºano


A literatura da Alemanha medieval


Literatura alemã medieval
A literatura alemã nasce no período carolingio, primeiro em latim e mais tarde em alemão alto antiguo. O trabalho mais conhecido desta época é Hildebrandslied, uma pequena peça de versos aliterados, única sobrevivente do que devia ser uma grande tradição oral. Outras obras importantes foram o Evangelienbuch (Harmonía do evangelio) de Ottfried von Weissenburg; o Ludwigslied, de curta extensão mas esplendido, e no dialéto antiguo no norte, a vida de Cristo em uma época heroíca conhecida como Heliand. O período de alto alemão antiguo se centra a mediados do século XI mas não se sabe a ciência certa quando se transformou em alto alemão medio recente, segunda metade do século XI. O exemplo mais claro de alto alemão medio recente é Annolied.
Barroco
O Barroco é um dos períodos mais férteis da literatura alemã. Muitos escritores refletiram, em prosa e em poesía, as experiências traumáticas da Guerra dos 30 años. A novela mais famosa do Barroco foi uma novela de hérois sobre as aventuras em Grimmelshausen do joven e ingênuo Simplicissimus. Andreas Gryphius e Daniel Caspar von Lohenstein escreveram tragédias em alemão (trauerspiele), frequentemente sobre temas clássicos e bastante violentos. Também se escreveu poesía erótica, religiosa e ocasional em latim e alemão.
Período Classico
O Período Classico é direcionado a antigüidade classica que os autores tratam de emular. O Período Classico se compara muitas vezes com o Romantismo. O autor do Período Classico costuma tentar ser formal, reprimido e apolíneo mais que dionisíaco em oposição ao conhecido Friedrich Nietzsche.
Naturalismo
O Naturalismo é um movimento de teatro e cinema. Em teatro se desenvolveu a finais do século XIX e principios do século XX, e se reflete na idéia de criar uma ilusão perfeita da realidade, uma literatura de estilo não poético que refletisse a forma de falar real da gente.
Dadaismo
O Dadaísmo ou Dada é um movimento cultural da primeira pós-guerra, de disciplinas visuais e literatura, especialmente poesía, teatro e desenho gráfico. O movimento foi, entre outras coisas, um protesto contra a barbarie da guerra, caracterizado pela abertura até a expressão de a irracionalismo. Influiu em vários movimentos que surgiram depois como o Sul realismo.
Alemanha joven
A Alemanha joven foi um grupo de escritores alemães que existiu desde 1830 até 1850. Foi, escencialmente, um movimento de juventudes, que reagiram contra o romantismo, de aí saíram vários poetas, pensadores e jornalistas. O movimento romântico era apolítico, sem contar o ativismo que a inteligência florecente alemã necesitava. Como resultado de décadas de educação obrigatória nos estados alemães, se produziu um excesso de jovens homens educados que o estado não podia subsumir. Por isso em 1830, graças ao baixo custo da prensa escrita, se produziu uma migração até as profissões liberais.
 http://www.alemao.biz/ptgerman/literature.asp

 Postado por: Danilo  8°ano