No ano de 2008, o Departamento Federal de Estatísticas da Alemanha apontava que viviam no país 82 milhões de habitantes. A maioria são mulheres: 42 milhões. A maior parte da população alemã tem passaporte alemão: quase 75 milhões.
Cerca de um quinto destes tem origem migratória, ou seja: eles mesmos, ou pais ou avós migraram para a Alemanha. Menos de 10% das pessoas que vivem na Alemanha tem outra nacionalidade que não a alemã.
Das 43 milhões de pessoas com capacidade para trabalhar, cerca de 10% são autônomos e 36 milhões são empregados. Os setores de prestação de serviços e de atividades industriais, incluindo a construção civil, são os mais importantes empregadores. Na terceira posição está o Estado: 4,5 milhões de pessoas trabalham no serviço público. Em 2009, a média de desempregados foi de 3,4 milhões.
Dentre os maiores de 15 anos, 28 milhões de pessoas terminaram o ensino fundamental; 20 milhões, o ensino médio; e 26 milhões encerraram a escola com um certificado que os habilita estudar numa escola superior. Mais de 8,5 milhões de habitantes têm graduação superior.
Observando-se as faixas etárias na Alemanha, é visível que quase três quartos da população – cerca de 61 milhões de pessoas – têm mais de 25 anos. Quanto mais jovens as pessoas, mais raras: na Alemanha não há muitas crianças. Apenas 4 milhões de habitantes têm menos de seis anos!
A propósito: as pessoas não casadas – sejam solteiros ou divorciados – formam a maioria, com 46 milhões. Mais ou menos equivalente é a proporção de católicos e evangélicos: 25,7 a 25,1 milhões. Segundo estimativas, 4,3 milhões de habitantes na Alemanha são adeptos do Islã.
Os maiores estados alemães em termos de superfície são Baviera, Baixa Saxônia e Baden-Württemberg. Se considerarmos o número de habitantes, em primeiro lugar está a Renânia do Norte-Vestfália. E a área mais populosa da Alemanha é a capital, Berlim: 3.800 habitantes por quilômetro quadrado. O estado menos populoso é Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental: 72 pessoas por quilômetro quadrado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário