sábado, 19 de fevereiro de 2011

A Alemanha em números



A escolha de cada uma destas "Faces da Alemanha" não foi por acaso. As pessoas que retratamos foram selecionadas seguindo critérios estatísticos. Dados que não pretendemos esconder do leitor.

No ano de 2008, o Departamento Federal de Estatísticas da Alemanha apontava que viviam no país 82 milhões de habitantes. A maioria são mulheres: 42 milhões. A maior parte da população alemã tem passaporte alemão: quase 75 milhões.
Cerca de um quinto destes tem origem migratória, ou seja: eles mesmos, ou pais ou avós migraram para a Alemanha. Menos de 10% das pessoas que vivem na Alemanha tem outra nacionalidade que não a alemã.
 Das 43 milhões de pessoas com capacidade para trabalhar, cerca de 10% são autônomos e 36 milhões são empregados. Os setores de prestação de serviços e de atividades industriais, incluindo a construção civil, são os mais importantes empregadores. Na terceira posição está o Estado: 4,5 milhões de pessoas trabalham no serviço público. Em 2009, a média de desempregados foi de 3,4 milhões.
 Dentre os maiores de 15 anos, 28 milhões de pessoas terminaram o ensino fundamental; 20 milhões, o ensino médio; e 26 milhões encerraram a escola com um certificado que os habilita estudar numa escola superior. Mais de 8,5 milhões de habitantes têm graduação superior.
Observando-se as faixas etárias na Alemanha, é visível que quase três quartos da população – cerca de 61 milhões de pessoas – têm mais de 25 anos. Quanto mais jovens as pessoas, mais raras: na Alemanha não há muitas crianças. Apenas 4 milhões de habitantes têm menos de seis anos!
 A propósito: as pessoas não casadas – sejam solteiros ou divorciados – formam a maioria, com 46 milhões. Mais ou menos equivalente é a proporção de católicos e evangélicos: 25,7 a 25,1 milhões. Segundo estimativas, 4,3 milhões de habitantes na Alemanha são adeptos do Islã.
Os maiores estados alemães em termos de superfície são Baviera, Baixa Saxônia e Baden-Württemberg. Se considerarmos o número de habitantes, em primeiro lugar está a Renânia do Norte-Vestfália. E a área mais populosa da Alemanha é a capital, Berlim: 3.800 habitantes por quilômetro quadrado. O estado menos populoso é Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental: 72 pessoas por quilômetro quadrado.
http://www.dw-world.de/dw/article/0,,5506378,00.html

Postado por: Sarah Elizabeth - 8 ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário