quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Astronomia

Alemães descobrem mar de metano em lua de saturno





Titã fotografada por Cassini - Fonte: dpa/pa
Astrônomos do Centro Aeroespacial Alemão (DLR) descobriram um gigantesco lago na lua Titã de Saturno. Com uma área de até 400.000 quilômetros quadrados o "Kraken Mare“, como foi denominado, é maior que o Mar Cáspio, o maior lago da Terra. No entanto, diferente do lago terrestre, o lago de Titã não é formado por água, mas sim por metano líquido e outros hidrocarbonetos. 

Katrin Stephan e Ralf Jaumann, da sede do DLR em Berlim, apresentaram a descoberta na última semana, durante a reunião anual da American Geophysical Union (AGU) em São Francisco. Localizado no pólo norte da Titã, o Kranken Mare foi identificado a partir de imagens da sonda Cassini, a mesma que no ano passado também foi responsável por ajudar na descoberta de um lago de etanol no pólo sul da lua.  

Com 5.150 km de diâmetro, Titã é a segunda maior lua do nosso sistema solar e a única envolta por uma densa atmosfera de nitrogênio. Apresentando algumas semelhanças com a atmosfera primitiva da Terra, Titã é um dos objetos mais interessantes para os astronômos


Postado por: Katariny Steffani

Nenhum comentário:

Postar um comentário