segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Curisidades sobre a Alemanha

Curiosidades da Alemanha

A Alemanha é um país fascinante e no nosso dia-a-dia estamos ao lado da cultura alemã. Eles influenciaram-nos em muito na nossa vida, seja na música, culinária ou nos inventos que tornam a convivência no século XXI mais fácil. A cultura alemã é rica, como a sua culinária e as suas tradições.
Vizinhos
Os alemães fazem fronteira com a Polônia, Áustria, Bélgica, França, Luxemburgo, Países Baixos, República Checa e Suíça.
População
O Censo de 2000 concluiu que a Alemanha tem 82,2 milhões de habitantes, sendo que menos de 5% não são alfabetizados.
Moeda
Um dos principais países da Comunidade Européia, a Alemanha adoptou o Euro como moeda.
Religião
Pelo menos 85% dos alemães são cristãos, católicos ou protestantes. O país ainda tem adeptos do islamismo, judaísmo e de outras religiões.
Economia
A economia alemã é diversificada. Na área agrícola produz batata, beterraba, cevada e trigo. Na pecuária, bovinos, suínos, ovinos e aves. Já na indústria, é uma das principais no mundo no ramo automobilístico e equipamentos de transporte.
Culinária
Na Europa, as culinárias francesa e italiana estão entre as mais famosas, mas engana-se quem acredita que na Alemanha se come apenas carne de porco, salsicha e batata. Na região norte, os alemães comem muita carne defumada, peixe e sopas grossas. Na região central é comum encontrar pratos feitos com cerveja e presunto entre os ingredientes. Os sulistas admiram a carne de caça. Outra curiosidade dos alemães é que eles adoram misturar frutas aos alimentos. Um exemplo é o lombo de veado servido com maçãs e frutas vermelhas. Os alemães também adoram vegetais, principalmente o repolho. Do repolho em conserva fermentado que se faz o chucrute, um dos mais conhecidos pratos da culinária local.
Lazer
Os alemães, segundo o governo, gastam em média seis horas diárias com lazer. Os principais meios de diversão deles são a TV, passeios ao ar livre e hobbies. Outra ocupação é o desporto.
Invenções
Os alemães Gottlieb Daimler e Karl Benz inventaram o primeiro carro movido à gasolina. Já o compatriota deles, Rudolf Diesel, criou em 1885 o motor a Diesel. Os alemães também são conhecidos por inventos na área de saúde e outros. Felix Hoffmann criou a Aspirina em 1899. Já Wilhelm C. Röntgen criou o aparelho de raios-X. O microscópio eletrônico é obra de Ernst Ruska. Em 1.350, o monge Bertold Scharz criou a pólvora.
Os sumérios e os egípcios já produziam cerveja há mais de cinco mil anos, mas a cerveja produzida na Alemanha ganhou status de melhor do mundo porque só utiliza água, lúpulo e malte. O país tem 1.350 cervejarias e cinco mil marcas são produzidas.
Entre as famosas invenções alemãs, uma gera controvérsia com os Estados Unidos. Levi-Strauss foi o inventor da calça jeans, mas ele fez isso nos Estados Unidos, onde morava há anos com a família. A criação veio em 1873, para que os mineiros tivessem uma vestimenta forte na luta pelo ouro.
Invenções Femininas
As mulheres alemãs também se destacaram nos inventos que nos ajudam no dia-a-dia. Melitta Bentz criou em 1908 o filtro de papel. Outra alemã muito importante é Katharina Paulus, primeira mulher a pilotar dirigíveis profissionalmente e que inventou em 1913 o pára-quedas portátil. A também alemã Marga Faulstich inventou as lentes leves para óculos.

http://http://joananunes.bloxio.us/a/curiosidades-da-alemanha/

Postado por: Bianca Braga 8° ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário