quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

◆ Características do XIX - a matemática do século
Se chamarmos que 1600 foi o momento do estabelecimento da matemática e que 1700 foi o tempo de desenvolvimento dos anos 1600.
Podemos dizer que 1800 foi o tempo de continuação de fundar novamente.
Em 1800, os alemães avançaram em seus estudos sobre a matemática, mas por outro lado, os franceses evoluíram em  Os pontos de matemática em 1800 são a teoria dos números de Gauss, a pesquisa de Cauchy francês sobre a análise, o trabalho de Bolyai húngaros não-euclidiana, a contribuição da teoria da equação ea teoria do grupo de Galois francês a análise de Riemann e Weierstrass e as origens da geometria de Riemann.
O século 19 foi o maior, devido à liberação da geometria, a abstração da álgebra e da mudança na aritmética de análise. 
Neste século, a matemática foi dada a perseguição a abstração, rigor e universalidade.
◎ Gauss: Ele é, juntamente com Arquimedes e Isaac Newton, como um dos três maiores matemáticos de todos os tempos, o desvio da matemática do século 18 ao século 19 dependia largamente Gauss.
" Famosa é a afirmação de Gauss que "a matemática é a rainha das ciências, ea teoria dos números é a rainha da matemática".

  Ele entende que o número complexo é um objeto real de matemática e pensa que é uma realidade matemática.

  E assim por diante, Gauss deu a primeira prova totalmente satisfatória do teorema de <fundamental algebra> (que uma equação polinomial com coeficientes complexos e de grau n> 0 tem pelo menos uma raiz complexa).
○ Cauchy: Com Lagrange e Gauss, o centuryrigorization XIX de análise tem em curso. This work was considerably furthered and strengthened by the great French mathematician Augustin-Louis Cauchy, the most outstanding an aalyst of the first half of the nineteenth century. Este trabalho foi bastante favorecido e reforçado pelo grande matemático francês Augustin-Louis Cauchy, o mais destacado aalyst uma da primeira metade do século XIX.
Pai da teoria das funções, Cauchy função definida como a relação entre as variáveis.

Seu nome está preenchido no cálculo, 'teste de raiz de Cauchy "e" teste de ração Cauchy, em teoria função complox, "a desigualdade de Cauchy ' e 'integral da fomula Cauchy.

Cauchy definiu os derivados, em relação a x, de y = f (x) como o limite, quando △ x → 0, do quociente de diferença.



◎ Abel e Galois: Estes dois homens, como um meteoro riscando o céu em matemática, piscou para um brilho cedo e depois de repente e pateticamente extinto pela morte prematura, deixando o material notável para futuros matemáticos para trabalhar em cima.
Ele contribuiu para a matemática de hoje, através do estudo da teoria de grupos.

◎ Jacobi: Ele usou termos como determinante, e contribuiu para a teoria dos determinantes.
postulado das paralelas , o postulado euclidiano 5, ("um determinado ponto não através de uma determinada linha pode ser desenhada" apenas uma "linha paralela à linha de dados.").  Esta situação é equivalente, respectivamente, para o fato de que a soma dos três ângulos internos de um triângulo é 180 graus.
This parallel postu late is so complex that it seems like theorem. Esta postu paralelo final é tão complexo que parece teorema.

Muitos matemáticos, portanto, feita no esforço de provar o postulado, mas os resultados não foram satisfatórios.

Então mathematlcians utilizado de outra forma, a prova indireta, para negar o postulado e descobrir contradições.

  Mas eles só não conseguiu provar o postulado ainda mais eles tem novos teoremas através da forma

Finalmente, eles encontraram estes teoremas novo chamado geomerry não-euclidiana.

◎ Saccheri, Girolamo (1667 ~ 1733): Estas três possibilidades são referidos por Saccheri como a "hipótese do ângulo agudo", a "hipótese do ângulo reto", e "a hipótese do ângulo obtuso. Ele tentou provar essas três possibilidades eram contradições, mas admitiu a sua incapacidade de encontrar um, Saccheri seria hoje, sem dúvida, ser creditado com a descoberta da geometria não-euclidiana.
Lobachevsky: Lobachevsky e Bolyai afirma que o postulado das paralelas não é axioma tneorem.
Ele disse: "Através de um determinado ponto não em uma determinada linha pode ser tirada" mais do que uma 'linha paralela à linha de dados ".

Ele descobriu uma nova geometria.
◎ Riemann: Ele afirmou que "um determinado ponto não através de uma determinada linha pode ser tirada do" não "linha paralela à reta dada. Ele descobriu a geometria consistente.
Alargou a geometria da variedade do espaço.
◎ Klein Ele classificou a geometria euclidiana ea geometria não-euclidiana, em 1871.

geometria não-euclidiana, a possibilidade da existência de outra geometria, exceto geometria euclidiana.

É, portanto, está claro que os matemáticos não têm de se agarrar ao espaço físico prática.

◆ A captação de Álgebra
◎ Hamilton: A Geometria Euclidiana foi considerada uma única geometria, álgebra aritmética assim foi considerado como uma álgebra somente até o início do século 17.
Mas o sistema algébrico novo em que a lei comutativa para a multiplicação está quebrado é observado.

Hamilton (ordenado número real guadruples) _o comutativo e de direito assocrative para adição e assocrative e distributiva para a multiplicação está quebrado.
◎ Cayley: Mais uma álgebra não-comutativa da álgebra matricial elaborado pelo Inglês matemático Arthur Cayley (1821-1895) em 1857.
◎ Boole: Boole sustentou que a característica essencial da matemática reside na sua forma e não no seu conteúdo, a matemática não é (como alguns dicionários ainda afirmam hoje) simplesmente "a ciência da medição e do número", mas, mais amplamente, qualquer estudo que consiste de símbolos, juntamente com regras precisas da operação sobre os símbolos, as regras está sujeita apenas ao requisito de coerência interna.
Ele estabeleceu a lógica formal e de uma nova álgebra algebra_the de ESTs hoje conhecida como
Em tempos mais recentes, a álgebra booleana tem encontrado uma série de aplicações ções, como a teoria de circuitos elétricos de comutação.
◆ O Aritmetização da Análise
A procura de uma compreensão mais profunda dos fundamentos da análise foi surpreendentemente tirou em 1874, com a divulgação de um exemplo, devido ao matemático alemão Karl Weierstrass, de uma função contínua sem derivada, ou, o que é a mesma coisa, uma contínua não possuindo nenhuma curva tangente em qualquer de seus pontos.
Tornou-se claro que a teoria de limites, continuidade e diferenciabilidade dependem mais recônditos propriedades do sistema de números reais do que se supunha.
Assim, Weierstrass defendia um programa em que o sistema de número real em si deve ser primeiro rigorzed, então todos os conceitos básicos de análise devem ser derivados deste sistema numérico. Este notável programa, conhecido como o aritmetização de análise, revelou-se difícil e complicado, mas acabou por ser realizado por Weierstrass e seus seguidores, por isso hoje que todas as análises pode ser logicamente derivado de um postulado conjunto caracterizam o sistema de número real.



◆ Matemáticos varia entre os 19 ao século 20
Esta seção será dedicada a uma breve consideração de Georg Cantor e Henri Poincaré, dois matemáticos, com a expectativa de vida montado ao longo dos séculos XIX e XX, e que exerceu uma influência considerável sobre grande parte da matemática dos tempos presentes. Também é natural para inserir algumas palavras sobre Leopold Kronecker, o crítico severo e implacável da Cantor da matemática de Cantor do infinito.
◎ Cantor: Começou em 1874 a sua obra revolucionária na teoria dos conjuntos e da teoria do infinito.
Com este último trabalho, Cantor criou todo um novo campo de pesquisa mathemaitcal.
Ele classificou conjunto infinito de acordo com o poder.

Ele pensou se um - para - uma correspondência é possível entre dois conjuntos, os dois conjuntos têm a mesma numeração do elemento contável conjunto: N ~ Z ~ Q, não conutable conjunto: (0,1) ~ R

Hoje, a teoria dos conjuntos de Cantor penetrou em quase todos os ramos da matemática, e ele provou ser de particular importância na topologia e nos fundamentos da teoria da função real.
Kronecker : Como finitist, ele condenou o trabalho de Cantor, considerando-a como a teologia, e não como a matemática.  Acreditando que todos ics cur deve basear-se por métodos finitos para o número inteiro, ele foi um pitagórico nove Décima século. Deus fez os números inteiros, tudo o resto é obra do homem"
◎ Poincaré: Poincaré tem sido descrito como o último dos universalistas no campo da matemática. 
É certamente verdade que ele ordenou e enriquecido e astodnishing gama de assuntos.
Ele também foi um dos mais hábeis divulgador da matemática e scirence.



◆ Os três maiores matemáticos de Mulher
◎ Hypatia: Theon's (Theon viveu no período colsing turbulentos do século IV dC), filha. Hypatia, was distinguished in mathematics, medicine, and philosophy, and wrote commentaries on  Hypatia, foi distinguido em matemática, medicina e filosofia, e escreveu comentários sobre Diofanto Arithmetica e Apolônio, Secções cônicas.  Ela é o matemático primeira mulher a ser homens citadas na história da matemática.  Sua vida e bárbaro assassinato por uma turba de cristãos fanáticos março, 415, são reconstruídos no romance de Charles Kingsley.
◎ Kovalevsky: Ela já havia estudado sob Karl Weierstrass, contribuiu para o campo das equações diferenciais parciais.
Embora Noether foi professor pobres e não tinham habilidade pedagógica, ela conseguiu inspirar um surpreendente número de estudantes que também deixou marcas no campo da álgebra abstrata.

http://library.thinkquest.org/22584/temh1700.htm

Postado por: Laíssa Gloriete 8ºano


Um comentário:

  1. Eita Laissa isso tudim coloca só um texto pequeno pocha coisa grande.vlw
    ta massa o de vcs

    ResponderExcluir